Big Ice – El Calafate

1° Dia – BIG ICE
Esse era o passeio mais esperado por nós e também o que mais energia consumiu. As informações que eu obtive foram realmente precisas. Requer muita disposição e um pouco de forma física para aguentar as quase 5h de caminhada alternando trilhas em barrancos, florestas e, é claro, sobre a superfície gelada do Glaciar Perito Moreno.

Geleira Perito Moreno

Geleira Perito Moreno

Fora o clima que se alterna  a todo instante (“el clima és muy cambiante”), outro obstáculo é o peso que você obrigatoriamente carregará. É indispensável uma mochila com bebida (leia-se água), alguma coisa para comer, câmera fotográfica e os famosos “grampones” que você carregará por um bom tempo antes de passar a utilizá-los. São praticamente mais uns 5 kg. Acessórios mais que indispensáveis, e sim obrigatórios também, são botas impermeáveis, um casaco também impermeável, óculos de sol. Fora isso, tudo que você puder usar para te proteger do frio que será enfrentado. No dia da nossa aventura, a temperatura girava em torno dos 10°C, mas o vento gélido que sopra das montanhas onde nasce a Geleira Perito Moreno faz a sensação térmica despencar, independente de sol ou chuva.

Debaixo para cima em sentido horário: Acampamento para pegar os grampones; Acampamento de saída da Caminhada; Geleira

Debaixo para cima em sentido horário: Acampamento para pegar os grampones; Acampamento de saída da Caminhada; Geleira

Se você não se assustou com a breve introdução, faça-o! É absolutamente imperdível. A brincadeira começa com uma magnífica vista para a Geleira Perito Moreno, que é apenas a 3° maior da região. Através das passarelas você poderá desfrutar da bela vista para a Geleira bem como testemunhar o desprendimento de alguns pedaços de gelo, o que provoca estrondos surreais no silêncio do Parque Nacional Los Glaciares.

Caminhada Big Ice

Caminhada Big Ice

Em seguida, subimos à bordo de um barco que nos leva à margem oposta do Lago Argentino. É aí começa a aventura. Quando chegamos, somos recepcionados pelos guias, em geral 4 para um grupo de 15 pessoas, que nos dão uma breve descrição do que enfretaremos e algumas dicas para o percurso. Iniciada a caminhada, andamos alguns minutos por dentro da floresta até chegarmos no primeiro acampamento-base dos guias. Esse é o ponto onde pegamos nossos “grampones”, uma espécie de sola cheia de pontas de ferro necessárias para andar com segurança na superfície do gelo. A partir daí, inicia-se uma caminhada de pouco mais de 50 minutos até o próximo acampamento-base dos guias. É o ponto para dar uma descansada de 10 minutinhos. Aproveite para respirar e pensar nos obstáculos e no penhasco que você deixou para trás, e para a verdadeira aventura que está próxima de iniciar-se.

Perito Moreno

Perito Moreno

Fôlego recuperado, com mais alguns poucos minutos chegamos no ponto onde podemos entrar com segurança na superfície da Geleira. Grampones fixados nas botas, começamos a jornada de algo em torno de 2h e meia andando sobre a superfície irregular do Perito Moreno.  A visão é inesquecível. São grutas profundas coloridas por diferentes tons de azul, desfiladeiros, quedas d’água, pequenos rios e lagos. Tudo isso na superfície da geleira. É incrível. Faz valer todo o esforço e sofrimento que você pode passar até chegar neste ponto.

No Meio da Geleira

No Meio da Geleira

A caminhada pode parecer um pouco arriscada sobre o gelo, mas os guias são atentos e em geral evitam os caminhos mais perigosos. Mas lembrem-se, vocês não estão fazendo uma caminhada comum, portanto, todo cuidado é pouco e claro, aproveite bem a paisagem. No final um brinde de whisky, com gelo da geleira, e alfajores para comemorar o final da aventura, conferindo todas as fotos feitas durante o passeio.

Em destaque, lago sobre a superfície do Perito Moreno

Em destaque, lago sobre a superfície do Perito Moreno

Quem Oferece: Hyelo e Aventura (única que oferece caminhadas sobre a geleira)
Valor: AR 520 + AR 60 (entrada no Parque Nacional Los Glaciares)
Duração: Dia Inteiro

Anúncios

Um comentário sobre “Big Ice – El Calafate

  1. Pingback: Preparando a viagem à Patagónia | Luizy's

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s