Cerro Frias – El Calafate

3° Dia – Cavalgada em Cerro Frias
Antes de relatar nossa aventura deste terceiro dia, quero esclarecer um pouco do que se trata a estância Cerro frias. Estâncias são as fazendas argentinas, muito comuns na região patagônica. Atividade típica desses estabelecimentos são as criações de ovelhas e a retirada de lã desses animais. Outra característica é a paisagem desértica, com vegetação de estepe, com algumas poucas árvores retorcidas pela força do vento e arbustos. Assim, independente da atividade que você escolhe fazer em alguma estância, a paisagem será sempre a mesma. Mas isso não quer dizer que elas não tenham coisas interessantes para oferecer.

Estância Cerro Frias

Estância Cerro Frias

Cerro Frias fica localizada na base de uma montanha, nas proximidades do Parque Nacional Los Glaciares. A paisagem é belíssima, mas sem variações. É um horizonte de montanhas planas, vegetação de estepe e muito vento, como em qualquer ponto de El Calafate. São oferecidas 3 atividades: Cavalgada, 4×4 e Trekking. Antes de me decidir se gastaria ou não meu dia aqui, principalmente em função de uma crítica negativa que li na internet, perguntei para uma das funcionárias que me atendeu na agência onde contratei todos os passeios, qual a cavalgada mais bonita da região. Com sua resposta, acabamos em Cerro Frias. E foi uma escolha perfeita.

Cavalgada em Cerro Frias

Cavalgada em Cerro Frias

Particularmente, não recomendaria nenhuma das outras atividades que não a cavalgada. Tanto o 4×4 quanto trekking podem ser feitos em lugares muito mais interessantes que aqui. Talvez o 4×4 até valha a pena, mas o trekking deve ser feito, por motivos óbvios, em algum parque nacional da região patagônica.

No Topo da Montanha

No Topo da Montanha

Desde já, já deixo avisado que o mais importante aqui é o espírito de aventura. Não andava à cavalo desde minha infância e mesmo assim, em pangarés de “pracinha”. Aqui você vai encarar cavalos de verdade, acostumados com esse tipo de atividade, em terrenos irregulares, durante aproximadamente 2h, montanha acima. Algumas poucas instruções e recomendações dadas, montamos nos animais e começamos nossa pequena viagem. A paisagem é belíssima mas inalterável. Muitos animais são avistados no terreno, principalmente coelhos selvagens.

Cavalos Cerro Frias

Cavalos Cerro Frias

O vento frio está sempre presente. E se você tiver sorte de pegar um dia de sol e boa visibilidade será possível avistar o Fitz Roy, em terreno chileno. Também é possível desfrutar de uma bela vista de toda região que cerca a cidade de El Calafate e os picos cobertos de neve das geleiras do Parque Nacional Los Glaciares. A viagem é bem tranquila, apesar da altura que atingimos. Os cavalos raramente correm e andam em linha, mesmo se você não conseguir fazer com que eles te obedeçam.

Estância Cerro Frias

Estância Cerro Frias

Depois da aventura somos recebidos para um alomoço bem típico nessa região, o cordeiro patagônico. Em uma sala bem ampla, toda de madeira, com lareira para os mais friorentos e já incluído no pacote (opcional). Muito bem servido, acompanhado de batatas assadas e cebolas, com entrada e sobremesa, vale muito a pena. As bebidas são cobradas à parte, mas vale desfrutar de um bom vinho, que em toda região, é de preço bem em conta!

Quem Oferece: Cerro Frias
Valor: AR 170 (com almoço/jantar incluído)
Duração: Meio Dia (manhã/tarde)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s